quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CUIDE BEM DO SEU AMIGO! Ops! DO SEU CÔNJUGE! .





“Não é a falta de amor, mas a falta de amizade que faz casamentos infelizes” 
Friedrich Nietzche 










A princípio a frase parece ser boa, mas pensando a respeito concluí que se não há amor entre os cônjuges é impossível que haja amizade! A amizade no casamento é decorrente do amor, porém este amor pode ir morrendo quando o casal não se empenha em manter sempre viva e forte a amizade no nível  daquela  que existia no início do namoro. A amizade conjugal, pensou eu, é como uma amizade entre amigos, que para mantê-la  é necessário que se pratiquem no casamento as coisas que os amigos de verdade praticam quando se relacionam.  


É preciso que os cônjuges se dediquem um ao outro, que se dêem  atenção, que demostrem interesse pelas coisas que interessam ao outro, que respeitem  o "espaço" do outro,  que sejam 100% fiéis e sinceros em tudo e que neguem às vezes suas próprias vontades e interesses se elas incomodam demais o outro ou atrapalham o relacionamento. 



Como acontece entre amigos que se gostam, no casamento também é preciso que haja uma gostosa alegria em esforçar-se pelo outro,  sendo que esse esforço ao invés de provocar desgaste e sofrimento  produz grande satisfação. É preciso que haja  prazer na companhia um do outro mas  que também que haja uma paz serena na ausência do outro como acontece entre amigos que confiam no valor de sua amizade. 



Os bons amigos que não querem perder seu amigo,  não cobram, não ofendem, toleram defeitos, não exigem, se importam, surpreendem, aconselham, riem juntos, "emprestam" os ouvidos, ignoram chatices, compreendem limitações.  Bons amigos discutem às vezes mas depois "deixam pra lá", pedem perdão, perdoam e depois esquecem a zanga. Desfrutam do tempo em que estão juntos mas também aceitam com tranquilidade o tempo em que precisam estar afastados.  e,  mais do que tudo, recebem satisfeitos todas as dádivas generosas da amizade que o amigo oferece em troca simplesmente da...amizade. 

Por todas as coisas lindas que existem na amizade de eternos amigos eu creio que um casal que se ama é plenamente  quando os cônjuges são principalmente, - mas não apenas -  BONS AMIGOS!






2 comentários: