terça-feira, 19 de janeiro de 2016

DIA DE REYES

No Brasil trocamos presentes no Natal e a tradição atribui esses presentes à generosidade de um personagem chamado "Papai Noel". Com isso as crianças aprendem que se forem boazinhas o ano todo o "Bom Velhinho" lhes deixará presentes na noite de Natal.
Já no Uruguay os presentes são entregues no dia 06 de janeiro, em alusão aos presentes entregues à Jesus pelos Reis do Oriente que haviam ido adorá-lo alguns dias depois de seu nascimento.


Me lembro de que na infância e na adolescência passei alguns "Dia de Reyes" no Uruguay na casa de parentes. Na casa da Tia Socorro, na casa da Tia Beatriz, na casa da Tia Clara. Eu colocava meus sapatos na entrada da casa ao lado dos sapatos dos meus irmãos, primos e primas. Perto dos sapatos nossas tias colocavam  alguns ramos de cedro e uma bacia de água para os "camelos dos reis"!
Pela manhã era aquela festa!  Assim que o primeiro de nós acordava chamava os demais e, sonolentos e de pijamas, íamos correndo para para abrir os presentes que estavam sobre os sapatos de cada um! Papéis eram rasgados com ansiedade, e risos e gritos de alegria acordavam os adultos que ainda estivessem dormindo!
Depois de muito brincar e mostrar a todos o que haviamos ganhado dos reis magos, como se diz no Brasil, tomávamos o café da manhã com "Budin de Navidad", uma espécie de bolo inglês natalino, lindamente decorado! 

Que tradição mais linda! Uma tradição que tem tudo a ver com o nascimento de Jesus, porque  o "Dia de Reyes" (Dia dos Reis) ensina às crianças uruguaias ainda hoje que Jesus nasceu para ser adorado e ensina também que  não foram os Reis que deram os melhores presentes a um bebê - ouro, incenso e mirra - mas foi Deus que deu Seu melhor presente a todos os que o aceitam e recebem: deu-se a Si mesmo em forma de homem! 
Deu Jesus, O Salvador!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário