sexta-feira, 30 de agosto de 2013

"Mãe, será que eu vou aguentar?"


Pedro, nosso filho caçula de 17 anos,  começou em seu primeiro emprego nesta segunda-feira. Chega  em casa em torno das 18.45h e vem que vem  exausto!, com dores nas  costas, nas pernas e nos pés, pois trabalha no almoxarifado da empresa, e aí já viu! Para um rapaz estudante que sempre teve uma vida tranquila,  esta experiência tem sido dura!  

Quando chega do trabalho ele tem apenas 30 minutos para tomar banho, jantar e sair para a faculdade com o irmão mais velho, só retornando depois das 23 horas, quando cai "morto" na cama até as 6.40h do dia seguinte quando eu o acordo para mais um dia puxado! 

Tenho visto seu cansaço e desânimo nestes quatro dias de trabalho, especialmente porque além de estudar à noite ele ainda trabalhará aos sábados até o meio-dia!   Eu sei que se for perseverante logo vai se acostumar, mas mesmo assim me preocupei quando ele me disse ontem: "Mãe, será que eu vou aguentar? 
Não tenho mais um minuto de folga na semana e morro de sono durante a aula!"  Logo pensei: "Preciso fazer alguma coisa para ajudá-lo, mas o quê?"

Orei pedindo a Deus que renovasse as forças do Pedro nessa rotina exaustiva e que me mostrasse uma forma de ajudá-lo a superar esta fase difícil. Ao deitar-me  para dormir, me veio à mente o que fazer, e com certeza  foram orientações vindas do Senhor! 

Para colocar em  prática a solução de Deus meu marido e eu nos levantamos  dez minutos mais cedo do que de costume e  acordamos também os filhos, inclusive o Pedro, certos de que acordar um pouco mais cedo seria  "perder para ganhar",  e então, a partir de hoje nosso dia começá assim:  
  1. Capricharei mais no café da manhã do Pedro, preparando  vitaminas com frutas, aveia e outros cerais além do habitual  café da manhã. 
  2.  Voltaremos a fazer o devocional  Nosso Andar Diário em família, durante o café da manhã,  já que todos tomamos o café juntos, pratica que fazíamos há muitos anos, mas que havíamos interrompido há alguns meses em função de termos parado de receber os livretos pelo correio. Como nos mudamos no início do ano eu havia feito a alteração de endereço, porém o livreto, que é  trimestral, até o momento não chegou. Então hoje, por falta do devocional atualizado,  peguei um dos  livretos antigos e retomamos esse hábito, mesmo que tenhamos que reler os textos já antes lidos.  
  3. Ao terminarmos o devocional,  voltaremos a fazer uma breve oração por cada membro da família. Hoje colocamos especialmente o Pedro diante do Senhor, para que suas forças sejam renovadas e para que faça seu trabalho sempre com alegria. 
Foi automático: O Pedro estava com um novo brilho no olhar e um sorriso nos lábios quando me abraçou despedindo-se para enfrentar seu dia de trabalho! 

Eu havia orado pedindo a Deus uma maneira de ajudar nosso filho e assim como Deus deu a Salomão quando este lhe pediu, Ele também nos dá de Sua sabedoria quando pedimos, inclusive para solucionar as coisas práticas da vida: "Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar." 1 REIS 4.29

O Pedro certamente terá mais vigor a partir de hoje, não por causa das vitaminas, mas por causa da promessa de Deus do versículo seguinte, e ainda que o versículo se refira em seu contexto à força espiritual,  Deus também renova o ânimo e a disposição física dos que O buscam:   "Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." Isaías 40.29-31








Nenhum comentário:

Postar um comentário